Você sabe como escolher o perfume ideal para o seu estilo?

Mais do que entender de marca, é preciso conhecer a essência do perfume

Os aromas favoritos, a ocasião, o horário do dia e até a roupa podem interferir na escolha de um outro perfume. Seja para você ou para presentear alguém, aqui vamos apresentar algumas dicas que deve considerar.

Como escolher o perfume ideal para o seu estilo? Essa pergunta, certamente, é comum a muitas pessoas. Ao se dirigir a uma loja, é comum surgir uma dúvida entre tantas marcas e fragrâncias apresentadas, não é verdade?

A dúvida é pertinente, tenha certeza. Até porque, além da fragrância, outros fatores importantes devem ser considerados, como a ocasião. Ou seja, não é só escolher aquele perfume de marca famosa, mas o que se encaixa no seu perfil.

Continue sua leitura para saber como escolher o perfume ideal e encontrar as fragrâncias que combinam contigo. Depois disso, você nunca mais terá dúvidas na hora de escolher o seu.

Leia também: Como lidar com relacionamento à distância

Como escolher o perfume ideal? 

O primeiro passo para escolher um perfume é conhecer as classificações olfativas, isto é, o que significa aqueles conceitos do tipo “cítrico”, “amadeirado” e “orientais”, por exemplo.

Então, vamos lá?

  • Cítrico: aromas focados em frutas cítricas, como laranja e tangerina. São perfumes mais refrescantes, suaves e frescos, ideais, por exemplo, para o verão;
  • Florais: comuns em perfumes femininos, proporcionam cheiros mais suaves e delicados, normalmente associados a aromas românticos;
  • Amadeirado: tem essência de madeira, com aromas mais sedutores;
  • Frutais: leves e adocicados, harmoniza com situações cotidianas;
  • Aromáticos: associa flores e ervas, uma combinação mais sofisticada. Normalmente encontrados em perfumes masculinos;
  • Chipre: aroma indicado para ocasiões especiais, harmoniza o cítrico e o amadeirado.

Bom, estes são os chamados caminhos olfativos, porém, no caminho de como escolher o perfume ideal ainda é preciso saber a intensidade.

Isso é fácil a partir da classificação francesa. Veja:

  • Parfum: mais intensos porque possuem maior dosagem de óleos perfumados;
  • Eau de Parfum: também intenso, porém, com menor concentração que o parfum;
  • Eau de Toalette: tem poder de fixação reduzido devido à menor concentração da essência.

Muita informação, não é? Mas, aos poucos, você vai se habituando com tantas classificações e aprenderá como escolher o perfume ideal.

Dicas para escolher o perfume certo para você

Use as dicas abaixo, mesmo em casos em que a compra do perfume seja para presentear alguém. Você será capaz de entender mais sobre as fragrâncias e o efeito que se quer com este presente.

Identifique qual é a sua fragrância preferida 

Saber os tipos de fragrância não é suficiente, mas é preciso também identificar qual – ou quais – são suas preferidas. Ainda que no começo não seja fácil, aos poucos, é possível identificar as classificações.

Pode ser que você se identifique com mais de uma. Contudo, de modo geral, quem gosta de perfumes mais leves, normalmente, se identifica com opções florais, herbais, aromáticos, frutados e cítricos.

Por outro lado, quem gosta de aromas mais doces costuma se identificar com amadeirados, orientais, florais opulentos e especiais. E como saber qual é a minha fragrância preferida? Confiando nos seus sentidos! 

Nesta dica de como escolher o perfume ideal, se você gostou do cheiro, facilmente gostará da fragrância.

Passe um tempo com o perfume antes de comprar

Você é do tipo que compra o perfume assim que experimenta na fita? Então, mude esse hábito!

Uma dica valiosa para quem deseja descobrir como escolher o perfume ideal é, além de experimentar na fita olfativa, aplicar na pele e passar pelo menos um dia com ele.

Assim, você vai perceber se a fragrância e até a classificação olfativa se encaixam no seu perfil e até nos seus hábitos diários.

Escolha perfumes mais leves para o dia a dia

O ideal é optar por fragrâncias mais leves para o dia a dia, assim como as roupas. 

Considere também que, ao longo do dia, o próprio cheiro do perfume vai se perdendo, uma vez que é afetado pela temperatura corporal e intensidade da fragrância.

A pele influencia na fixação do perfume

Sim, o tipo de pele tem influência sobre a fixação do perfume. A pele seca, por exemplo, “segura” menos, enquanto o produto resiste mais em corpos hidratados.

Então, antes de escolher pela intensidade do perfume, descubra qual é o grau de hidratação da sua pele.

Avalie o seu perfil

Normalmente, pessoas tímidas preferem fragrâncias florais e notas frescas e aquáticas. Por outro lado, pessoas comunicativas preferem algo mais alegre, como as frutadas.

Já quem tem um lado mais sensual opta por fragrâncias marcantes, como orientais.

As notas florais comumente são escolhidas por quem tem um lado mais clássico. Ou seja, a sua personalidade tem ligação direta com o perfume ideal. 

Mesmo que a ideia seja deixar sua marca, na sua tentativa de aprender como escolher o perfume ideal, procure variar os cheiros. Isso evita que você enjoe da fragrância escolhida

Busque guardar o seu perfume em locais adequados, em ambientes frescos e longe da luz solar para que ele não perca seu efeito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.