Como superar ciúmes do passado da esposa?

Na grande maioria das vezes, o casal que se apaixonou já teve outros envolvimentos amorosos com terceiros, ou seja, existem ex na história. Porém, isso não deve ser motivo de insegurança.

Saber como superar ciúmes do passado da esposa pode ser algo bastante vantajoso. A partir de alguns cuidados e trabalho emocional, você vai se livrar deste sentimento ruim e evitar que ele abale sua vida e o seu relacionamento.

Ter uma pequena taxa de ciúmes é algo comum, desde que ele seja momentâneo e passe logo. É algo gerado pelo medo de perder alguém que é especial para você. Porém, é um sentimento que deve ser controlado e não pode afetar a sua relação.

Ainda mais quando o ciúmes acontece por coisas do passado, que não podem ser mudadas. Ou seja, antes mesmo de você conhecer sua parceira.

Trabalhar o ciúmes e se livrar dele é algo que vai fazer bem para seu casamento e para você mesmo. E é esse o motivo da criação deste post.

Continue sua leitura para aprender como superar ciúmes do passado da esposa. Esse conhecimento vai lhe ajudar a acalmar seu coração e terá um casamento mais seguro.

Afinal, como superar ciúmes do passado da esposa?

Vale dizer que, se você perceber que seus ciúmes estão descontrolados e/ou afetando seu bem-estar e da sua parceira, pode ser hora de buscar ajuda profissional. O auxílio de um psicólogo ajuda a atender a origem do problema mais facilmente, e a lidar com ele.

O trabalho de superação será seu, mas contar com auxílio de um terapeuta pode melhorar os resultados. Certamente, o casamento sairá fortalecido após esse acompanhamento.

A seguir, listarei algumas dicas eficazes para você seguir e conseguir superar ciúmes do passado da esposa.

Entenda que todos têm um passado

Todos têm um passado, inclusive você. E, aliás, nossas experiências do passado são coisas que nos moldaram ao que somos hoje.

Por isso, você precisa entender que o que sua esposa já fez faz parte da história dela, de quem ela é e da pessoa que virou sua companheira. Querer tratar o passado como algo ruim e sentir ciúmes por algo que já aconteceu não vai levar seu relacionamento para nenhum lugar bom.

Se tiver dificuldades com os ciúmes, pare para refletir sobre suas próprias experiências. Isso costuma ajudar a se colocar no lugar da sua parceira, e entender que vocês estão juntos não por experiências anteriores, mas porque desejam ter um futuro.

Desenvolva sua autoconfiança

Em geral, os ciúmes são gerados pela baixa autoestima e pelo entendimento de que é insuficiente para sua esposa. Mas você não é!

Quando alguém está em uma relação, é porque deseja se dedicar ao outro. Sua esposa é dedicada e amorosa, e nada do passado dela afetou isso.

Entenda que ela te escolheu e que você é, sim, suficiente para ela, que é o que sua esposa deseja. Ou seja, é hora de afastar essa insegurança.

Se não for o caso, é hora de você avaliar se essa relação é mesmo saudável. Pode ser que nenhum dos dois seja suficiente para o outro, e está tudo bem. Às vezes, separações podem ser bastante dolorosas, mas sempre há uma fonte de luz para continuar o caminho.

Converse com sua parceira

O diálogo é sempre uma boa dica de como superar ciúmes do passado da esposa. Se você tem essa insegurança, vale a pena conversar com ela sobre isso. Conte o que desencadeia esse sentimento, o que te incomoda e como se sente.

Ter uma conversa franca sobre sentimentos, mesmo quando eles são ruins, pode ajudar a eliminar dúvidas. Esse diálogo, certamente, vai fortalecer o relacionamento amoroso.

É comum que o ciúmes gere várias ideias erradas e dissimuladas, crie situações que sequer existem ou nem mesmo existiram no passado. Colocar tudo às claras e expor seu sentimento vai aumentar o vínculo de confiança entre você e sua esposa, e fará bem para sua relação.

Não “investigue”

Já entendeu que todos têm um passado, inclusive você? Com as redes sociais, existem inclusive registros bem públicos destas histórias.

Se você sabe que sente ciúmes retroativo, não “investigue” nas redes sociais da sua parceira. Não procure por fotos, não pesquise por publicações. Enfim, não traga o passado de volta para o presente.

Esse tipo de atitude será um gatilho para os seus ciúmes e poderá desenvolver crises bem intensas. Sem dúvida, sua autoconfiança ficará abalada e a relação pode sofrer sérios baques.

Se você quiser saber algo sobre sua esposa, pergunte a ela. Essa relação de confiança vai fortalecer seu relacionamento e diminuir as chances de criar “caraminholas” em sua cabeça.

Falando assim como superar ciúmes do passado da esposa, pode parecer uma tarefa simples, não é mesmo? Mas não é!

Superar o ciúmes, seja ele retroativo ou de outro tipo, é um trabalho que você vai precisar realizar continuamente. É uma tarefa diária que vai ajudar a fortalecer a sua segurança e confiança.

Ou seja, você precisa seguir as dicas que listamos, mas também reforçá-las ao longo do tempo. Sua autoconfiança precisa ser trabalhada todos os dias e a comunicação também.

Além disso, sempre que sentir ciúmes, trabalhe em si mesmo tudo o que já aprendeu. Todos têm um passado; você é, sim, suficiente; e que sua parceira está contigo por te desejar e nada no passado dela vai mudar isso.

Então lembre-se: agora que você sabe como superar ciúmes do passado da esposa, precisa colocar tudo em prática e manter o alerta ligado para evitar que esse sentimento ruim afete sua relação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.